Para citar 3 autores pelas normas da ABNT – NBR 10520/2002: coloque o sobrenome de todos. Exemplos com uma citação direta e uma indireta (observe a formatação e a pontuação).
***Atenção: a ABNT lancou novas normas de citações em julho de 2023 – NBR 10520/2023 – vou atualizar você sobre isso em outras postagens – aqui é sobre a NBR 10520/2002.
- Segundo Gatti e André (2010, p. 31), a pesquisa qualitativa leva em consideração “[…] o contexto particular em que se desenvolvem as práticas educacionais e que se contemple os diferentes pontos de vista dos diferentes grupos que se relacionam ao programa ou à situação estudada”.
- Para que a leitura faça parte da vida de um indivíduo de forma eficaz, segundo Gagné, Yekovich e Yekovich (1993), três elementos são necessários: entendimento conceitual, competências básicas automatizadas e estratégias de leitura.
Ou, desta forma – autores ao final da citação (observe a formatação e a pontuação):
- A pesquisa qualitativa leva em consideração “[…] o contexto particular em que se desenvolvem as práticas educacionais e que se contemple os diferentes pontos de vista dos diferentes grupos que se relacionam ao programa ou à situação estudada” (GATTI; ANDRÉ, 2010, p. 31).
- “A leitura é uma habilidade básica tremendamente valiosa. A capacidade de ler abre o mundo de animais da selva para um urbano de seis anos de idade e o mundo sofisticado da tecnologia para um morador de dez anos de idade de uma vila em Gana. Ela permite que adultos mudem de carreira por meio de estudo independente. Ela oferece às pessoas de todas as idades uma forma barata de descobrir sobre a variedade de ideias e paisagens sociais e culturais que compõem o nosso mundo.” (GAGNÉ; YEKOVICH; YEKOVICH, 1993, p. 268, tradução nossa)
Importante: Nessa citação de Gagné, Yekovich e Yekovich, coloquei “tradução nossa” por ser tradução minha. Segundo a ABNT (2002, p. 3, grifos nossos): “Quando a citação incluir texto traduzido pelo autor, deve-se incluir, após a chamada da citação, a expressão tradução nossa […]”.
– Quando há 4 autores ou mais, coloca-se apenas o sobrenome do primeiro autor e a expressão et al. Exemplo de citações direta e indireta (observe a formatação e a pontuação):
- Para Jouve et al. (2010, p. 203), os textos literários ajudam-nos “[…] a modelizar nossa existência pela experiência da realidade fictícia que proporcionam; e enriquecem nossa relação com o real, quando ampliam a escala de nossas emoções e nos oferecem (às vezes) um ponto de vista original”.
- Os textos literários ajudam-nos “[…] a modelizar nossa existência pela experiência da realidade fictícia que proporcionam; e enriquecem nossa relação com o real, quando ampliam a escala de nossas emoções e nos oferecem (às vezes) um ponto de vista original” (JOUVE et al., 2010, p. 203).
Referências
ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 10520. Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2002.
GAGNÉ, E. D.; YEKOVICH, C. W.; YEKOVICH, F. R. The cognitive psychology of school learning. 2. ed. New York, USA: Harper Collins, 1993.
GATTI, B.; ANDRÉ, M. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil. In: WELLER, W.; PFAFF, N. (org.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 29-38.
JOUVE, V. et al. Entrevista com Vincent Jouve, autor de A leitura. Tradução Brigitte Hervot. Leitura em Revista, Rio de Janeiro, n. 1, p. 202-222, out. 2010.
Veja mais postagens sobre citações aqui: Citações – O que são? Para que servem?, Citações diretas, Citações indiretas.
Pingback: Citações indiretas - Formatação - De Olho no Texto
Pingback: Citações - O que são? Para que servem? - De Olho no Texto
Pingback: Citações diretas - Formatação pela ABNT - De Olho no Texto