No livro Convite à filosofia, de Marilena Chaui, a autora revela três graus de consciência. São eles:
Consciência passiva: aquela em que temos uma percepção um tanto quanto confusa de nós mesmos e não percebemos o que nos rodeia, pessoas e acontecimentos, muito comum em crianças e idosos.
Consciência vivida, mas não reflexiva: aquela em que somos egocêntricos, que percebemos os outros e os acontecimentos, mas tudo a partir dos nossos sentimentos.
Consciência ativa e reflexiva: aquela que percebe e compreende as diferenças “entre si e os outros, entre si e as coisas”. Segundo a autora, é a partir daí que formamos a consciência do eu, pessoa, cidadão e sujeito.
Pense: Em qual delas as pessoas ao seu redor encaixam-se. Em qual delas você se encaixa?
Esse livro de Chaui é maravilhoso. Leiam! Ele nos faz rever nossas ideias e nossos pensamentos sobre nós mesmos e sobre os outros. Não é livro de autoajuda. É um livro teórico de filosofia. Eis sua sinopse:
“Partindo do princípio de que a vida cotidiana é toda feita de crenças silenciosas, da aceitação de evidências que nunca questionamos porque nos parecem naturais e óbvias, a autora analisa neste livro a Filosofia e sua utilidade como forma de indicação de um estado de espírito e respeito pelo saber.”
Excelente escolha!
Este livro merece ser lido e relido.
Suas considerações sobre ele são claras e objetivas.
Sugiro a todos que visitem muiiiiiiiiiiiiiiiito este blog, pois raridades como esta dificilmente aparecem todos os dias.
Abraços e até logo minha amiga!
Obrigada Andrey, espero te ver sempre por aqui…:-)
Abraços!!!
Janete boa indicação de livro, adorei…obrigada…tenho certeza que o Artur vai querer ler tb…filosofia é essencial ao nosso auto conhecimento e da sociedade a nossa volta. Bjssss
Oi Léia, é uma leitura que vale a pena sim…a gente acaba entendendo muitas coisas…depois desse livro ainda me deu vontade de estudar Filosofia…:-) Quem sabe ainda!!! Bj