Hoje me perguntaram o seguinte:
“1% dos alunos frequenta o teatro”
ou
“1% dos alunos frequentam o teatro”?
Na verdade, ambas as sentenças estão corretas porque quando o sujeito é a união de um número percentual seguido de substantivo (Um por cento dos alunos) o verbo pode concordar com o número percentual (nesse caso: um por cento – singular) ou com o nome relacionado à percentagem (nesse caso: alunos).
Se tivermos uma frase ao contrário, ou seja, a percentagem é mais do que um e o substantivo é singular, o mesmo acontece: tanto faz o verbo no singular ou plural. Veja o exemplo:
- 56% do país votaram em Dilma Rousseff. (O verbo concorda com o número percentual-56%-plural).
- 56% do país votou em Dilma Rousseff. (O verbo concorda com o substantivo-país-singular).
Claro que se tivermos 56% dos eleitores o verbo ficará na forma plural -votaram, pois tanto o número percentual quanto o substantivo estão na forma plural.
Agora, para confundir um pouquinho, porque quando se trata de linguagem nem tudo são flores..:-)…Se a percentagem vem com um artigo (o, a, os, as), o verbo tem que concordar com o número. Veja o exemplo:
- Os 10% da verba serão encaminhados à educação.
Volte aos exemplos anteriores, eu não usei artigo antes dos números, por isso podiam variar.
Adoro estas tuas dicas…a gente vai memorizando devagar. Coloquei este teu post no twitter…bjsss
bem interesante!!!!!!
Nos casos em que as percentagens vêm com números decimais a regra permanece a mesma do singular?
Em Portugal, quando o substantivo está no singular (como na frase 56% do país votou em Dilma Rousseff), o verbo tem que concordar com o substantivo preposicionado, ou seja, nesse caso só admitiria a forma na terceira pessoa do singular.
P.S. frase de mau gosto, pois 56% dos brasileiros nunca votaram em Dilma, mas sim 56% dos votos válidos apenas no segundo turno, numa eleição onde houve quase 35% de abstenções e votos nulos. Lembrando que, no primeiro turno, a maioria absoluta dos brasileiros não votou em Dilma. Sendo assim, ela nunca foi a primeira opção da preferência nacional (nem Lula nas duas eleições anteriores). Diferente de FHC, que ganhou ambas eleições no primeiro turno.
Como fica no caso: A "x" empresa é uma das poucas empresas 100% nacional? (ou seria nacionais?)
Muito útil a explicaçāo!!!!
Muito útil a explicaçāo!!!!