Alguns trabalhos realizados

Portifólio

Portfólio, De Olho no Texto

Livros traduzidos – autores/as: Stephen J. Ball; Rachel Brooks, Kitty Te Riele e Meg Maguire; Jan Haut e colaboradores; British Educational Research Association

Alfabetização e prática pedagógica: trajetórias & vivências
Jefferson Mainardes

Ética e Pesquisa em Educação: subsídios – volume 1
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)

Ética e Pesquisa em Educação: subsídios – volume 2
Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPEd)

Ética e Pesquisa em Educação: subsídios – volume 3
Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPEd)

Educação Domiciliar no Brasil: mo(vi)mento em debate
Organizadora: Mari Celi Chaves Vasconcelos

Currículo Base do Território Catarinense da Educação Infantil e do Ensino Fundamental
Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina

Pesquisas sobre práticas pedagógicas na creche
Organizadora: Valéria Silva Ferreira

Práticas educativas em questão
Organizadoras: Elisete Medianeira Tomazetti e Valéria Silva Ferreira.

Formação estética e artística: saberes sensíveis
Organizadoras: Adair de Aguiar Neitzel e Carla Carvalho

Cultura, escola e educação criadora: formação estética e saberes sensíveis
Organizadoras: Carla Carvalho, Adair Aguiar Neitzel e Janete Bridon

Observatório de Educação Especial e Inclusão Escolar: balanço das pesquisas e das práticas na Baixada Fluminense
Organizadoras: Márcia Denise Pletsch e Flávia Faissal de Souza

A arquitetura curricular e o Projeto Político Pedagógico das escolas do/no campo em Itaúna/MG: o chão nosso de cada dia – Tânia Andrade (2023) – PUC-SP

O discurso da crise de aprendizagem: o que dizem as organizações multilaterais – Olivia Rochadel (2021) – UNIVALI

Da Terra do Nunca ao País das Maravilhas: os clássicos da literatura infanto-juvenil e a linguagem oral e escrita – Patricia Maria Barbosa Jorge Sparvoli Costa (2020) – PUC-Campinas

Integração currículo e Tecnologias de Informação e Comunicação: Web currículo e formação de professores – Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida (2019) – tese de Livre-docência/PUC-SP

Estágio Curricular Supervisionado em Filosofia: análises a partir das percepções de licenciandos e de professores – Fábio Antonio Gabriel (2019) – UEPG

Currículo escolar e enfrentamento à violência sexual intrafamiliar contra a criança e o adolescente no município de São Paulo –  Juliana Fonseca de Oliveira Neri (2018) – PUC-SP

Políticas educacionais para a promoção da rapariga em Moçambique -Argentina Serafim Lopes (2017) – UERJ

A cultura e a arte na escola e outras histórias…. Andrey Felipe Cé Soares (2016) – UNIVALI

Avaliação do dano glaucomatoso por meio de ressonância magnética funcional e correlação com achados psicofísicos e estruturais oculares – Vanessa Miroski Gerente (2016) – UNIFESP

A potência das narrativas no ensino [e na prática] da clínica médica – Denise Viuniski da Nova Cruz (2015) – UNIVALI

Atividade docente no processo formativo de acadêmicos para atuar com a diversidade humana em contextos inclusivos – Roseneide M. Batista Cirino (2015) – UEPG

Geografia das redes hoteleiras: Mundo, Brasil e Santa Catarina – Fabíola Martins dos Santos (2012) – UFSC

Profissional da informação, o bibliotecário e o futuro do trabalho no entorno da transformação digital – Angélica Cintra Fermann (2023) – USP

O brincar na Educação Infantil em uma escola do campo no Município de Humaitá – AM – Welton de Araujo Prata (2021) – UFAM

Educação estética, docência e poiésis: epifanias e visceralidades em uma investigação a/r/tográfica de um corpo[carne] – Pedro Gottardi (2021) – FURB

O Espaço da Arte no Museu de Arte Contemporânea – Vania Konell (2020) – UNIVALI

Paradigmas Pedagógicos Educacionais como eixos mobilizadores para o desenvolvimento das metodologias ativas para o Ensino Fundamental – Sidnei da Silva Santos (2020) – PUC-SP

Motivos da escolha do Curso Técnico Integrado ao Médio e expectativas de inserção profissional: a opinião dos estudantes – Arcy Pires Piagetti Junior (2019) – USCS

Processo de produção da prática pedagógica de professoras alfabetizadoras iniciantes – Josemary Scos (2018) – UEPG

Encontros literários pela mediação em leitura – Gabriela Piske (2017) – UNIVALI

Referenciais freireanos para pensar-fazer uma prática pedagógica que atenda ao novo perfil da EJA – Nivia Dantas Ribeiro Zanardo (2017) – PUC-SP

Parâmetros de projeto para elaboração de arranjos gerais de embarcações de esporte e recreio – Iate Trawler de 70” a 90” – Rodrigo Kirck Rebêlo (2016) – IPT

Representações de gênero e de sexualidade nas brincadeiras infantis e na docência:  Discurso, consolidação, resistência e ambivalência – Lucimar da Luz Leite (2015) – UEM

A natureza dos saberes docentes frente à prática pedagógica na Educação Infantil – Camila Macenhan (2015) – UEPG

Políticas de formação docente no Brasil pós-golpe de 2016: tensões, desafios e anúncios a partir do referencial de Paulo Freire (no prelo) – Alexandre Saul e Fernanda Quatorze Voltas

Docência universitária e letramento digital: desafios da formação de professores – Maria Paulina de Assis, Elis Regina da Costa e Wender Faleiro

O currículo e seus desafios na escola pública brasileira: em busca da justiça curricular – Branca Jurema Ponce

Espaço, arte e expressão na formação docente: iluminuras do sensível – Cristiana Garcez dos Santos Seixas e Luciana Esmeralda Ostetto

As finalidades dos sistemas de educação brasileiros – Antonio Chizzotti

Narrativas do leitor do literário pelo viés da análise progressiva de Roland Barthes – Janete Ribeiro Nhoque e Adair de Aguiar Neitzel

Repolitizar o social e tomar de volta a liberdade – Elizabeth Macedo

O tempo no mundo contemporâneo: o currículo escolar como construção coletiva e o tempo escolar – Branca Jurema Ponce.

História e atualidade das ciências humanas e sociais – Antonio Chizzotti.

O tempo da escola: organização, ampliação e qualificação do tempo do ensino escolar  – Antonio Chizzotti e Roberta Maria Bueno Bocchi.

Teoria crítica:  fundamentos e possibilidades para pesquisas em avaliação educacional – Bruna Mayara Bonatto, Giane Correia Silva, Graciete Tozetto Goes e Mary Ângela Teixeira Brandalise.

A leitura e a escrita em mutação: experiências no meio digital – Adair de Aguiar Neitzel, Anne Kupiec, Taiza Mara Rauen Moraes e Cleide Juçara Muller Pareja.

Expansão dos sistemas de ensino privado nos sistemas educacionais públicos municipais de Santa Catarina – Valéria Silva Ferreira e Sandra Cristina Vanzuita da Silva.

Diretrizes Éticas para Pesquisa em Educação. Associação Britânica de Pesquisa em Educação [BERA], 2022.

Processos de excitação: trabalhos não publicados de Norbert Elias sobre esporte, lazer, corpo, cultura. Jan Haut, Paddy Dolan, Dieter Reicher e Raúl Sánchez García (org.), 2022. ISBN: 9786586234268.

Educação Global S.A.: Novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Autor: Stephen J. Ball, 2014. ISBN: 978-85-7798-190-8.

Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Autores: Stephen J. Ball, Meg Maguire e Annette Braun, 2016. ISBN: 978-85-7798-205-9.

Ética e pesquisa em Educação. Autoras: Rachel Brooks, Kitty Te Riele e Meg Maguire, 2017. ISBN: 978-85-7798-227-1.

Diretrizes Éticas para Pesquisa em Educação (no prelo). Autor: Associação Britânica de Pesquisa em Educação

Reinventando Freire no século XXI: Educação para a cidadania, protagonismo infanto-juvenil e Orçamento Participativo nas escolas (no prelo) – Tara Bartlett

Estudos críticos de políticas educacionais: um panorama (no prelo) – Tebeje Molla

Repoliticizing the social and taking liberty back – Elizabeth Macedo

Research in the field of education policy: theoretical and epistemological perspectives and the place of pluralism – Jefferson Mainardes

Revista Brasileira de Educação Especial – edições de 2018 a 2020

Apple pomace: Composition and utilizationLaryssa Maria Mendes de Geus.

Paulo Freire’s critical pedagogy: before and after the exile – Nilda Stecanela.

Digital immigrants’ versus ‘digital natives’: problematizing the speech of digital technologies in curriculum policies in Brazil – Carla Cristiane Loureiro, Viviane Grimm e Geovana Mendonça Lunardi Mendes.

Brazilian literature and the classroom: how do we teach literary reading? – Adair de Aguiar Neitzel e Carla Carvalho.

Heart rate variability in COPD patients with and without clinical treatment – Kathiane Reche et al.

Literary practices in digital media – Adair de Aguiar Neitzel, Janete Bridon,

Artigos:

Capítulo de Livros:

  • Leitura na Educação Básica: o leitor em formação e o texto literário. In: Formação Estética e saberes sensíveis.
  • Formação estética na escola de Ensino Médio: algumas experiências. In: Formação estética e artística: saberes sensíveis.
  • Arte no Ensino Médio: relações dos estudantes com arte e estética. In: Formação estética e artística: saberes sensíveis.
  • Literatura no Ensino Médio: percepções dos estudantes acerca da poesia em meio eletrônico. In: Formação estética e artística: saberes sensíveis.
  • Luisa é assim (resenha). In: Formação estética e artística: saberes sensíveis.