Alguns trabalhos realizados
Portifólio
Livros traduzidos – autores/as: Stephen J. Ball; Rachel Brooks, Kitty Te Riele e Meg Maguire; Jan Haut e colaboradores; British Educational Research Association
Revista Práxis Educativa
Desde 2014 (revisão) – https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/issue/archive
Revista Brasileira de Educação Especial (RBEE)
Desde 2018 (revisão e tradução) – https://www.scielo.br/j/rbee/i/2020.v26n4/
Livros
Alfabetização e prática pedagógica: trajetórias & vivências
Jefferson Mainardes
Ética e Pesquisa em Educação: subsídios – volume 1
Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd)
Ética e Pesquisa em Educação: subsídios – volume 2
Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPEd)
Ética e Pesquisa em Educação: subsídios – volume 3
Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPEd)
Educação Domiciliar no Brasil: mo(vi)mento em debate
Organizadora: Mari Celi Chaves Vasconcelos
Currículo Base do Território Catarinense da Educação Infantil e do Ensino Fundamental
Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina
Pesquisas sobre práticas pedagógicas na creche
Organizadora: Valéria Silva Ferreira
Práticas educativas em questão
Organizadoras: Elisete Medianeira Tomazetti e Valéria Silva Ferreira.
Formação estética e artística: saberes sensíveis
Organizadoras: Adair de Aguiar Neitzel e Carla Carvalho
Cultura, escola e educação criadora: formação estética e saberes sensíveis
Organizadoras: Carla Carvalho, Adair Aguiar Neitzel e Janete Bridon
Observatório de Educação Especial e Inclusão Escolar: balanço das pesquisas e das práticas na Baixada Fluminense
Organizadoras: Márcia Denise Pletsch e Flávia Faissal de Souza
Algumas Teses de Doutorado
A arquitetura curricular e o Projeto Político Pedagógico das escolas do/no campo em Itaúna/MG: o chão nosso de cada dia – Tânia Andrade (2023) – PUC-SP
O discurso da crise de aprendizagem: o que dizem as organizações multilaterais – Olivia Rochadel (2021) – UNIVALI
Da Terra do Nunca ao País das Maravilhas: os clássicos da literatura infanto-juvenil e a linguagem oral e escrita – Patricia Maria Barbosa Jorge Sparvoli Costa (2020) – PUC-Campinas
Integração currículo e Tecnologias de Informação e Comunicação: Web currículo e formação de professores – Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de Almeida (2019) – tese de Livre-docência/PUC-SP
Estágio Curricular Supervisionado em Filosofia: análises a partir das percepções de licenciandos e de professores – Fábio Antonio Gabriel (2019) – UEPG
Currículo escolar e enfrentamento à violência sexual intrafamiliar contra a criança e o adolescente no município de São Paulo – Juliana Fonseca de Oliveira Neri (2018) – PUC-SP
Políticas educacionais para a promoção da rapariga em Moçambique -Argentina Serafim Lopes (2017) – UERJ
A cultura e a arte na escola e outras histórias…. Andrey Felipe Cé Soares (2016) – UNIVALI
Avaliação do dano glaucomatoso por meio de ressonância magnética funcional e correlação com achados psicofísicos e estruturais oculares – Vanessa Miroski Gerente (2016) – UNIFESP
A potência das narrativas no ensino [e na prática] da clínica médica – Denise Viuniski da Nova Cruz (2015) – UNIVALI
Atividade docente no processo formativo de acadêmicos para atuar com a diversidade humana em contextos inclusivos – Roseneide M. Batista Cirino (2015) – UEPG
Geografia das redes hoteleiras: Mundo, Brasil e Santa Catarina – Fabíola Martins dos Santos (2012) – UFSC
Algumas dissertações de Mestrado
Profissional da informação, o bibliotecário e o futuro do trabalho no entorno da transformação digital – Angélica Cintra Fermann (2023) – USP
O brincar na Educação Infantil em uma escola do campo no Município de Humaitá – AM – Welton de Araujo Prata (2021) – UFAM
Educação estética, docência e poiésis: epifanias e visceralidades em uma investigação a/r/tográfica de um corpo[carne] – Pedro Gottardi (2021) – FURB
O Espaço da Arte no Museu de Arte Contemporânea – Vania Konell (2020) – UNIVALI
Paradigmas Pedagógicos Educacionais como eixos mobilizadores para o desenvolvimento das metodologias ativas para o Ensino Fundamental – Sidnei da Silva Santos (2020) – PUC-SP
Motivos da escolha do Curso Técnico Integrado ao Médio e expectativas de inserção profissional: a opinião dos estudantes – Arcy Pires Piagetti Junior (2019) – USCS
Processo de produção da prática pedagógica de professoras alfabetizadoras iniciantes – Josemary Scos (2018) – UEPG
Encontros literários pela mediação em leitura – Gabriela Piske (2017) – UNIVALI
Referenciais freireanos para pensar-fazer uma prática pedagógica que atenda ao novo perfil da EJA – Nivia Dantas Ribeiro Zanardo (2017) – PUC-SP
Parâmetros de projeto para elaboração de arranjos gerais de embarcações de esporte e recreio – Iate Trawler de 70” a 90” – Rodrigo Kirck Rebêlo (2016) – IPT
Representações de gênero e de sexualidade nas brincadeiras infantis e na docência: Discurso, consolidação, resistência e ambivalência – Lucimar da Luz Leite (2015) – UEM
A natureza dos saberes docentes frente à prática pedagógica na Educação Infantil – Camila Macenhan (2015) – UEPG
Alguns artigos científicos
Políticas de formação docente no Brasil pós-golpe de 2016: tensões, desafios e anúncios a partir do referencial de Paulo Freire (no prelo) – Alexandre Saul e Fernanda Quatorze Voltas
Docência universitária e letramento digital: desafios da formação de professores – Maria Paulina de Assis, Elis Regina da Costa e Wender Faleiro
O currículo e seus desafios na escola pública brasileira: em busca da justiça curricular – Branca Jurema Ponce
Espaço, arte e expressão na formação docente: iluminuras do sensível – Cristiana Garcez dos Santos Seixas e Luciana Esmeralda Ostetto
As finalidades dos sistemas de educação brasileiros – Antonio Chizzotti
Narrativas do leitor do literário pelo viés da análise progressiva de Roland Barthes – Janete Ribeiro Nhoque e Adair de Aguiar Neitzel
Repolitizar o social e tomar de volta a liberdade – Elizabeth Macedo
O tempo no mundo contemporâneo: o currículo escolar como construção coletiva e o tempo escolar – Branca Jurema Ponce.
História e atualidade das ciências humanas e sociais – Antonio Chizzotti.
O tempo da escola: organização, ampliação e qualificação do tempo do ensino escolar – Antonio Chizzotti e Roberta Maria Bueno Bocchi.
Teoria crítica: fundamentos e possibilidades para pesquisas em avaliação educacional – Bruna Mayara Bonatto, Giane Correia Silva, Graciete Tozetto Goes e Mary Ângela Teixeira Brandalise.
A leitura e a escrita em mutação: experiências no meio digital – Adair de Aguiar Neitzel, Anne Kupiec, Taiza Mara Rauen Moraes e Cleide Juçara Muller Pareja.
Expansão dos sistemas de ensino privado nos sistemas educacionais públicos municipais de Santa Catarina – Valéria Silva Ferreira e Sandra Cristina Vanzuita da Silva.
Tradução/Versão e revisão - Livros e artigos
Diretrizes Éticas para Pesquisa em Educação. Associação Britânica de Pesquisa em Educação [BERA], 2022.
Processos de excitação: trabalhos não publicados de Norbert Elias sobre esporte, lazer, corpo, cultura. Jan Haut, Paddy Dolan, Dieter Reicher e Raúl Sánchez García (org.), 2022. ISBN: 9786586234268.
Educação Global S.A.: Novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Autor: Stephen J. Ball, 2014. ISBN: 978-85-7798-190-8.
Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Autores: Stephen J. Ball, Meg Maguire e Annette Braun, 2016. ISBN: 978-85-7798-205-9.
Ética e pesquisa em Educação. Autoras: Rachel Brooks, Kitty Te Riele e Meg Maguire, 2017. ISBN: 978-85-7798-227-1.
Diretrizes Éticas para Pesquisa em Educação (no prelo). Autor: Associação Britânica de Pesquisa em Educação
Reinventando Freire no século XXI: Educação para a cidadania, protagonismo infanto-juvenil e Orçamento Participativo nas escolas (no prelo) – Tara Bartlett
Estudos críticos de políticas educacionais: um panorama (no prelo) – Tebeje Molla
Tradução/Versão e revisão - Alguns artigos
Repoliticizing the social and taking liberty back – Elizabeth Macedo
Research in the field of education policy: theoretical and epistemological perspectives and the place of pluralism – Jefferson Mainardes
Revista Brasileira de Educação Especial – edições de 2018 a 2020
Apple pomace: Composition and utilization – Laryssa Maria Mendes de Geus.
Paulo Freire’s critical pedagogy: before and after the exile – Nilda Stecanela.
‘Digital immigrants’ versus ‘digital natives’: problematizing the speech of digital technologies in curriculum policies in Brazil – Carla Cristiane Loureiro, Viviane Grimm e Geovana Mendonça Lunardi Mendes.
Brazilian literature and the classroom: how do we teach literary reading? – Adair de Aguiar Neitzel e Carla Carvalho.
Heart rate variability in COPD patients with and without clinical treatment – Kathiane Reche et al.
Literary practices in digital media – Adair de Aguiar Neitzel, Janete Bridon,
Trabalhos publicados da revisora
Artigos:
- Entre um texto e outro: o leitor em formação. Dissertação.
- Literary practices in digital media. Revista Complutense de Educación.
- Competências leitoras no SAEB: qualidade da leitura na Educação Básica. Educação & Realidade.
- Poesia digital: reflexões em curso. Literatura y Linguística.
- O texto literário digital: experiências de leitura na Educação Básica. Texto Digital (UFSC).
Capítulo de Livros:
- Leitura na Educação Básica: o leitor em formação e o texto literário. In: Formação Estética e saberes sensíveis.
- Formação estética na escola de Ensino Médio: algumas experiências. In: Formação estética e artística: saberes sensíveis.
- Arte no Ensino Médio: relações dos estudantes com arte e estética. In: Formação estética e artística: saberes sensíveis.
- Literatura no Ensino Médio: percepções dos estudantes acerca da poesia em meio eletrônico. In: Formação estética e artística: saberes sensíveis.
- Luisa é assim (resenha). In: Formação estética e artística: saberes sensíveis.